Sonda russa Fobos-Grunt, que estava desaparecida da sinal de vida, diz agência espacial europeia

sonda-russa-fobos-grunt

Horas após ser considerada perdida no espaço, a sonda interplanetária russa Phobos-Grunt, que por uma ação ainda não esclarecida ficou em órbita terrestre em vez de seguir rumo a Marte, deu sinais de vida, confirmou em comunicado a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

A ESA indicou que a estação de acompanhamento de Perth (Austrália) recebeu sinais da Fobos-Grunt nesta terça-feira, primeira vez que se consegue estabelecer contato com a sonda, lançada ao espaço há duas semanas.

“Estabelecemos comunicação com o aparelho em uma frequência, mas por enquanto não recebemos informações”, disse o representante da ESA na Rússia, Rene Pishel, à agência de notícias oficial russa Itar-Tass.

O contato ocorreu horas após o subdiretor da Roscosmos (agência espacial russa), Vitaly Davydov, considerar a sonda praticamente perdida.

A ESA anunciou que estuda agora maneiras de manter a comunicação com a sonda e ressaltou que suas equipes “estão trabalhando estreitamente com engenheiros da Rússia para determinar a melhor maneira de manter a comunicação”.

Lançada no último dia 8, a Fobos-Grunt deveria cumprir uma missão de 34 meses que incluía o voo a Fobos (uma das duas luas de Marte), um pouso à superfície do astro e, por fim, o retorno à Terra de uma cápsula com amostras do solo do satélite marciano.

O projeto, avaliado em 5 bilhões de rublos (US$ 170 milhões), tinha como objetivo estudar a matéria inicial do sistema solar e ajudar a explicar a origem de Fobos e Deimos – outra lua marciana -, assim como dos demais satélites naturais do Sistema Solar.

fonte: Agencia EFE


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários