Prisão de traficante Nem, em operação na Rocinha, geram repercussão internacional

repercusao-internacional-da-prisao-do-traficante-nem

A prisão do chefe do tráfico de drogas da Rocinha, Antônio Bonfim Lopes, o Nem, é notícia em diversos veículos internacionais nesta quinta-feira.

No diário espanhol “El País”, Nem é descrito como “o homem que impunha sua vontade e caprichos na que é considerada a maior favela do Rio”.

Ainda segundo o jornal espanhol, o fato de policiais terem se negado a aceitar propina em troca da liberação de Nem, durante a tentativa de fuga do traficante, mostra que algo mudou dentro da polícia do Rio, que durante muitos anos foi alvo de escândalos de corrupção.

De acordo com o periódico, o criminoso foi localizado pelo agentes depois do recebimento de uma denúncia anônima.

O “El País” também chamou a atenção para a prisão de Anderson Rosa Mendonça, conhecido como Coelho, braço-direito do Nem e chefe do tráfico no Morro de São Carlos.

Coelho e mais quatro comparsas tentaram fugir, mas foram interceptados por agentes da Polícia Federal. O jornal reforçou que o grupo era escoltado por policiais civis e militares que teriam recebido cerca de R$ 2 milhões para proteger os criminosos.

Sobre o fato, o “La Nación”, da Argentina, ressalta que, mesmo com uma melhora na reputação das policias, a escolta de Coelho prova que ainda há corrupção dentro das forças de segurança estatais do Brasil.

De acordo com o periódico argentino, os prováveis 120 mil moradores da comunidade temem uma explosão de violência na favela por causa da entrada da polícia para a promoção da pacificação e instalação da UPP. O jornal ressalta que muitos deles deixaram suas casas antes do início das operações.

A agência de notícias AP salientou que a ação faz parte de um projeto do governo para fazer com que o Rio seja uma cidade mais segura até a chegada das Olimpíadas de 2016.

A emissora britânica BBC afirma que as pacificações tem sido bem-vindas pelos moradores das favelas, onde números mostram a queda da crimidalidadede. Porém, a rede de TV ressalva que ainda há registros de muitas reclamações de abuso de autoridade policiais nas áreas pacificadas.

fonte: Lis Miller, O Globo


Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários