Tire suas dúvidas sobre o Enem

enem

Neste fim de semana, dias 22 e 23 de outubro, serão realizadas as prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. Os candidatos devem ficar atentos ao tipo de documentação exigida, materiais que podem ser usados e horários. O Terra elaborou um guia com as dúvidas mais frequentes dos estudantes. Confira.

Fique atento!
Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local das provas até as 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília. Também é importante verificar com antecedência, na página do Inep (http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova), o local de prova para o qual foi designado.

Não recebi o Cartão de Confirmação da Inscrição. O que devo fazer?
Acesse a página do Enem e imprima o Cartão de Confirmação da Inscrição para verificar as informações nele contidas. (http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova).

Como são as provas?
O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. No 1º dia, sábado, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Tempo para a realização da prova: 4h30 Início: 13h Término: 17h30.

No domingo, último dia, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 5h30. Início: 13h Término: 18h30

Para realizar a prova do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto?
Sim, confira os documentos aceitos:
Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;
Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação;
Carteira de trabalho e Previdência Social;
Certificado de Reservista;
Passaporte;
Carteira Nacional de Habilitação com foto.

Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

Que tipo de material posso levar no dia?
Tenha em mãos a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame.

O uso de outra cor impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira deverão ser depositados na embalagem porta objetos, que será distribuída a todos os participantes e deve ser guardada embaixo da sua carteira.

Como são o caderno de questões e o cartão resposta?
Os cadernos têm a mesma quantidade de questões indicadas no seu cartão de respostas. O participante deve marcar nos cartões resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e transcrever, nos cartões resposta, a frase apresentada na capa de seu caderno de questões.

Os rascunhos e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados para fins de correção.

O que deve ser levado em conta para fazer a redação?
A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação problema sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

O que pode prejudicar os candidatos na redação?
Fugir do tema proposto ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
Entregar a folha de redação em branco;
Escrever até sete linhas, o que configura “texto insuficiente”;
Utilizar cópia dos textos apresentados no caderno de questões são desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas;
Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação.

Que horário os guardadores de sábado fazem a prova?
Os guardadores de sábado, ou sabatistas, são aqueles que por motivo religioso guardam esse dia da semana. Do pôr do sol de sexta-feira até o pôr do sol de sábado, religiões como adventistas e batistas de sétimo dia, entre outros, têm como recomendação repousar ou rezar nesse período.

Por isso, os candidatos que se declararam sabatistas no ato da inscrição começarão a responder o caderno de provas após o pôr do sol. Porém, deverão chegar aos locais de prova junto com os outros inscritos, entre 12h e 13h, horário em que os portões estarão abertos.

Alocados em salas específicas, irão esperar o momento de iniciar as provas, por volta das 19h, e terão o mesmo tempo que os demais para fazer o exame, ou seja, quatro horas e meia. No domingo, esses candidatos fazem a prova no mesmo horário dos demais.

O candidato pode receber atendimento especial durante a prova?
Sim, porém esse pedido deve ser feito no ato da inscrição. Pessoas com baixa visão, surdez, deficiência mental, deficiência auditiva, cegueira, dislexia, déficit de atenção ou que estiverem grávidas ou em período de amamentação terão assistência garantida, recebendo tratamento diferenciado dos demais participantes.

Esses candidatos puderam selecionar os seguintes auxílios: prova em Braille, auxílio de leitor/ledor, prova com letra ampliada, intérprete de Libras, sala de mais fácil acesso, auxílio para transcrição, leitura Labial, mesa e cadeira (sem braços), mesa para cadeira de rodas e apoio para perna.

Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:
Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos;
Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame.

Quando o gabarito estará disponível?
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep (www.inep.gov.br) até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.

Quando saberei a nota da minha prova?
A partir do dia 4 de janeiro de 2012.

Como faço para pegar o meu certificado de conclusão do ensino médio?
Depois dos resultados, procure a Instituição Certificadora escolhida no ato da inscrição e solicite o certificado. O nome da Instituição consta no Cartão de Confirmação da Inscrição.

Esqueci de escolher a Instituição Certificadora, como proceder?
A Instituição Certificadora deveria ter sido escolhida no ato da inscrição, porém o candidato poderá verificar junto à Secretaria de Educação do seu município a possibilidade de expedir o certificado.

Por quanto tempo a informação do resultado individual permanecerá disponível?
O Inep manterá o registro dos resultados individuais de todos os participantes da edição 2011 do Enem disponível para consulta eletrônica por dois anos, contados a partir da divulgação dos resultados.

fonte: Terra


Tags: , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários