Policia Militar do Rio anuncia nome de novos comandantes de batalhões

coronel-erir-ribeiro-rio-de-janeiro

A Polícia Militar anunciou, nesta quarta-feira (12), no site da corporação, o nome de vinte novos comandantes de batalhões do Rio.

As indicações foram feitas pelos Comandos de Policiamento de Área (CPA), a quem as unidades estão diretamente subordinadas.

Os nomes foram escolhidos depois de uma avaliação da ficha disciplinar e judiciária dos oficiais, garantindo que os comandantes comissionados estejam dentro do perfil definido pelo comando da corporação para liderar a tropa.

A mudança acontece depois que o novo comandante da PM, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, assumiu o cargo, no dia 29.

Ele ocupa a vaga que antes pertencia ao coronel Mário Sérgio Duarte, que pediu exoneração depois de assumir a responsabilidade da escolha do tenente-coronel Cláudio Oliveira – suspeito de ser o mandante da morte da juíza Patrícia Acioli – para assumir o comando do 7º BPM (São Gonçalo).

Prazo mínimo de 1 ano no cargo
Segundo a PM, os novos comandantes deverão permanecer no cargo por um prazo mínimo de um ano – antes não havia prazo mínimo.

A ideia é permitir que o oficial conheça melhor a área de atuação da unidade, suas peculiaridades e problemas, além de se aproximar mais da tropa e da comunidade. Caso sejam bem avaliados, eles poderão ter suas nomeações prolongadas por mais um ano.

O processo de renovação no comando dos batalhões continua e até o fim da semana novos nomes devem anunciados pelo comandante-geral da PM. Ao todo, são 41 batalhões, fora os especiais (como Choque, Turismo, Florestal e Meio Ambiente, Rodoviário Estadual e Regimento Coronel Enyr Cony dos Santos).

Confira abaixo a lista com o nomes dos 20 novos comandantes:

2º BPM (Botafogo): tenente-coronel Reynaldo Salvador Lemos
3º BPM (Méier): tenente-coronel Ivanir Linhares Fernandes Filho
4º BPM (São Cristóvão): tenente-coronel Ronal Langres Freitas de Santana
6º BPM (Tijuca): tenente-coronel Márcio Oliveira Rocha
12º BPM (Niterói): coronel Wolney Dias Ferreira
15º BPM (Duque de Caxias): tenente-coronel Claudio de Lucas Lima
16º BPM (Olaria): tenente-coronel Marcos Vinícius da Silva Mello
17º BPM (Ilha do Governador): tenente-coronel Ezequiel Oliveira de Mendonça
20º BPM (Mesquita): tenente-coronel Marcos Borges Silva
21º BPM (São João de Meriti): tenente-coronel Marcelo Pereira Rocha
22º BPM (Benfica): tenente-coronel Rogério Martins da Silva
23º BPM (Leblon): coronel Álvaro Sérgio Alves de Moura
25º BPM (Cabo Frio): coronel Gilmar Barros dos Reis
34º BPM (Magé): tenente-coronel Ricardo Bakr de Souza Faria
35º BPM (Itaboraí): tenente-coronel Wagner Guerci Nunes
39º BPM (Belford Roxo): tenente-coronel Célia Gonçalves Rodrigues
BPRv: tenente-coronel Oderlei dos Santos Alves de Souza
BPFMA: tenente-coronel André Luíz Araujo Vidal
RCECS: tenente-coronel Cláudia de Mello Lovain M. Cardozo
BPTur: tenente-coronel Joseli Cândido da Silva

Maré
O coronel Amaury Simões, que havia sido escolhido no dia 5 de outubro como novo comandante do 22º BPM (Maré), deve continuar à frente do 5º BPM (Praça da Harmonia). Segundo a assessoria da PM, a lista foi decidida numa reunião na terça-feira (11).

Mudanças
O nome do novo comandante da PM foi anunciado no dia 29 de setembro. Após a escolha, o coronel Erir Ribeiro Costa Filho começou as mudanças na corporação, indicando como novo corregedor da PM o coronel Waldyr Soares Filho.

Também foram empossados o novo Chefe de Estado Maior Operacional, coronel Alberto Pinheiro Neto, e a chefe de Gabinete do comando da PM, coronel Kária Neri Boaventura.

No dia 1º, foi anunciado que o novo Relações Públicas da corporação será o coronel Frederico Caldas, que comandava o 23° BPM (Leblon). Já o coronel Ibis Pereira da Silva passa a comandar a Academia de Polícia Militar Dom João VI.

O coronel Luiz Castro comandará o 1º Comando Policiamento de Área, responsável pelos batalhões da capital. No cargo de coordenador de Inteligência foi nomeado o tenente-coronel Antonio Jorge Goulart Matos; o diretor de Logística será o coronel Carlos Mendes Gomes de Oliveira.

Já no dia 3, em nova reunião da cúpula foram definidas mais mudanças na PM. O coronel Rogério Seabra Martins assume o Comando de Polícia Pacificadora (CPP), no lugar do coronel Robson Rodrigues, que vai para a chefia do Estado Maior Administrativo.

fonte: G1


Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários