Cientistas encontram maneira de ‘ver’ imagens no cerébro de pessoas

cerebro

Cientistas da Universidade da Califórnia encontraram uma maneira de “ver” imagens formadas pela mente.

Ao pedir para que cobaias pensassem em cenas de filmes ou mesmo vídeos curtos vistos recentemente, os pesquisadores puderam vislumbrar algo semelhante às imagens originais em uma tela.

Os pacientes foram submetidos a sessões de traillers de filmes de Hollywood, equanto uma espécie de scanner analisava a atividade no córtex visual através do fluxo de sangue na região, estudando a forma como a mente processava as informações recebidas. Os cientistas foram capazes de, então, converter os dados em padrões visuais.

Computadores foram alimentados com os dados obtidos e, graças a um programa especialmente desenvolvido para a pesquisa, cada segundo dos vídeos foi diretamente associado com a atitivade captada durante a exibição.

Até agora, os acadêmicos puderam apenas “ler” vídeos anteriormente mostrados às cobaias pouco antes da realização dos testes.

Apesar das limitações, a expectativa é de que a tecnologia possa avançar nos próximos anos e que permita o compartilhamento de outras imagens formadas pelo cérebro, tal como sonhos e memórias. É uma esperança para famílias com casos de pessoas incapazes de se comunicar verbalmente.

Pacientes em coma, por exemplo, poderiam ter seus anseios compreendidos através desta técnica.

fonte: Isadora Díaz


Tags: , , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários