Etanol pode faltar se governo não investir ‘imediatamente’, diz ANP

etanol

O presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, afirmou nesta segunda-feira (6) que há ameaças de desabastecimento de etanol no Brasil e que o governo precisa aumentar os investimentos no setor “imediatamente” para evitar situações de preços altos e falta do biocombustível como as recentemente registradas no mercado doméstico.

“O abastecimento do produto no nosso país ainda deixa a desejar, não está assegurado em perspectiva, salvo se tomarmos medidas adequadas. Recentemente tivemos problemas relativos ao preço do etanol, decorrente de problemas conhecidos, inclusive a entressafra”, afirmou Lima durante a abertura do Ethanol Summit 2011, que acontece a partir desta segunda em um hotel da zona sul de São Paulo.

Importação
Na avaliação de Lima, os problemas causados pelo aumento dos preços do etanol em todo o país só não foram maiores porque, segundo ele, o país importou etanol e gasolina para complementar a oferta.

“O crescimento do país e do consumo de energia é bem maior do que os investimentos no setor sucroenergético, o que causou aumento de preços, constrangimento para o setor e até risco de desabastecimento”, diz.

De acordo com o presidente, a alta imediata nos investimentos foi a primeira recomendação dada por equipe da ANP designada especialmente para estudar e definir cronograma de ações para o setor de etanol, conforme foi designado pela presidente Dilma Rousseff.

Segundo ele, os estudos apontaram que “o ponto de partida de enfrentar as questões do setor para que não mais ocorresse nem ameaça de desabastecimento era aumentar os investimentos no setor. E não era a médio prazo, era imediatamente. Que o governo deveria imediatamente se colocar disponível para aumentar os investimentos no setor sucroenergético”, enfatizou.

fonte: Ligia Guimarães


Tags: , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email