Pesquisa aponta que Obama sobe 11 pontos após morte de Bin Laden

barack-obama

O apoio popular ao presidente dos EUA, Barack Obama, subiu agudamente após a morte do terrorista Osama bin Laden por forças americanas no Paquistão, confirmou pesquisa publicada nesta quarta-feira (4) pelo “New York Times” em parceria com a rede CBS.

A aprovação subiu entre eleitores democratas, republicanos e independentes, segundo o jornal. No total, 57% disseram aprovar o desempenho de Obama, contra 46% no mês passado.

Apesar do otimismo, mais de 60% dos americanos concordam que a morte do líder da al-Qaeda provavelmente vai aumentar o risco de ataques aos EUA no curto prazo. Só 16% dos pesquisados afirmaram que se sentem mais seguros.

Mais de 60% dos pesquisados disseram que, apesar da morte de Bin Laden, a missão americana no Afeganistão ainda não terminou.

Para comparar, o jornal cita que, após a captura de Saddam Hussein em dezembro de 2003, a popularidade de George W. Bush subiu oito pontos, mas logo voltou ao patamar anterior no mês segunte.

Mas, mesmo com a euforia na política externa, mais da metade dos eleitores seguem dizendo que desaprovam o desempenho do democrata na condução da política econômica, em um resultado semelhante ao do mês anterior.

A pesquisa foi conduzida em todo o território americano, pelo telefone, em 2 e 3 de maio, com 532 pessoas, e tem margem de erro de 4 pontos percentuais para cima e para baixo.

Gallup
Uma outra pesquisa, do “USA Today/Gallup”, realizada com 645 adultos, indicou que 62% dos norte-americanos acreditam que um ato de terrorismo é “muito provável” ou “relativamente provável” no território dos EUA nas próximas semanas.

“Os atuais resultados indicam que os americanos estão com uma tendência um pouco maior de estarem preocupados com um incidente terrorista do que estavam logo após as explosões no ônibus e no metrô de Londres, em julho de 2005, mas estão menos preocupados do que no início da guerra no Iraque e imediatamente após 11 de Setembro”, disse o instituto Gallup.

Apesar de temerem um ataque de retaliação iminente, 54% dos entrevistados na pesquisa USA Today/Gallup acreditam que o país estará mais seguro no longo prazo das ameaças terroristas.

Cerca de 40% dos entrevistados também disseram estar mais confiantes de que os Estados Unidos poderiam ter sucesso na ‘guerra contra o terrorismo islâmico’, enquanto 34% afirmaram estar apenas um pouco mais confiantes.

Na véspera, pesquisa divulgada pelo “Washington Post” mostrou aumento semelhante, com Obama sendo aprovado por 56% dos eleitores pesquisados.

fonte: G1, com agências internacionais


Tags: , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários