Blecaute (Apagão) deixa nordeste sem fornecimento de energia elétrica por algumas horas

Depois de passar boa parte da madrugada desta sexta-feira (4) às escuras, grande parte da região Nordeste do país começa a ter o fornecimento de energia restabelecido. Pelo menos nove Estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Pernambuco e Piauí – foram atingidos por um apagão, que começou por volta das 23h20 desta quinta-feira (3) e foi causado pelo desligamento de linhas de transmissão da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco).

O presidente da Chesf, Dilton da Conti Oliveira, confirmou durante a madrugada que a causa do problema ainda é desconhecida, mas que todas as equipes disponíveis da companhia foram acionadas para trabalhar na retomada do fornecimento de energia.

– Houve uma falha no sistema e ainda não conseguimos identificar a causa. As usinas de Xingó, Sobradinho e Itaparica já voltaram a funcionar e, consequentemente, as subestações de diversos Estados. Todo o pessoal da Chesf foi acionado. Passando essa fase de restabelecimento, vamos então ver a causa da ocorrência.

Durante o período de escuridão e poucas informações, as redes sociais ajudaram na divulgação de informações em vários pontos do Nordeste. Ao mesmo tempo que faltou energia nas principais capitais da região e em muitos municípios do interior, a luz foi voltando gradativamente, por volta da 0h30 desta sexta, porém de maneira lenta e ainda sofrendo interrupções, relatadas por muitas pessoas através do Twitter.

O próprio presidente da Chesf sofreu com o apagão e prometeu não medir esforços para esclarecer as razões do problema enfrentado pela população nordestina.

– O mais importante agora é que a causa do problema não está impedindo o restabelecimento da energia. Acredito que nas próximas horas tudo esteja normalizado. Moro aqui no bairro de Piedade, local afastado em Recife, e a luz já voltou.

Queda de linha de transmissão dá início a efeito cascata

As primeiras informações indicam que, possivelmente, uma linha de transmissão da Chesf entre Sobradinho (BA) e Petrolândia (PE) saiu de operação, causando problemas no fornecimento de energia no Nordeste. Pelo menos três das nove usinas comandadas pela companhia teriam saído de operação durante o apagão: Xingó, Paulo Afonso e Luís Gonzaga.

A Chesf não informou quanto tempo as usinas ficaram paralisadas, mas o religamento foi feito de maneira gradativa, de maneira preventiva contra a possibilidade de acidentes. Tão logo a energia voltou ao sistema as diversas subestações espalhadas pelo Nordeste voltaram a operar e levar energia. Contudo, oscilações ainda foram sentidas durante a madrugada, causando novas quedas no período em cidades como Salvador e Recife.

Problema também no Festival de Verão de Salvador

Por causa do blecaute, os shows do Festival de Verão de Salvador, no Parque de Exposições da cidade, na Bahia, foram paralisados. A luz foi embora pouco antes de a estrela da noite, Ivete Sangalo, subir ao palco. Apenas os palcos que possuem geradores não foram afetados.

O palco principal, backstage, bares, lanchonetes e as salas de imprensa ficaram sem luz. Mais de 45 mil pessoas estavam no local no momento do apagão, aguardando o prosseguimento dos shows.

A produção tratou de deslocar geradores para o palco principal e, com pouco mais de uma hora de atraso, o show de Ivete Sangalo foi realizado sem maiores incidentes, de acordo com o coronel da Polícia Militar, Valter Leite.

– Deslocamos uma tropa extra de cem homens da Polícia Militar da Bahia e 30 viaturas no entorno do Parque para garantir a segurança do público.

Redes sociais disseminam apagão na região

Muitos internautas informaram seus problemas com a falta de luz pelo Twitter. O tag #apagao tornou-se, durante a madrugada, o mais comentado do país e o 2º do mundo, atrás apenas de um tag patrocinado por uma montadora de carros. O problema no Nordeste também foi atrelados a outras tags, como #blecaute e #chesf.

Nordeste viveu fato semelhante em fevereiro do ano passado

Há quase um ano, no dia 10 de fevereiro de 2010, a região Nordeste também ficou às escuras durante cerca de 30 minutos. Na ocasião, a Chesf informou que a interrupção no fornecimento de energia elétrica para nove Estados (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão) foi causada por um problema nas linhas de transmissão que cortam as regiões Norte e Sudeste.

Outro apagão recente foi testemunhado pela população de 18 Estados do país em novembro de 2009, quando três linhas de transmissão da usina hidrelétrica de Itaipu, no Paraná, foram desligadas e interromperam o fornecimento. Condições meteorológicas, segundo as autoridades na época, ocasionaram o problema.

Em algumas regiões, por falta de energia para bombear água para as residências, o fornecimento de água também foi cortado.

Com informações do R7.


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários

  • Bruno Rabelo disse:

    No Nordeste foram cinco horas de breu total
    Quase toda a região, 8 estados, afetada no geral
    Tudo parado, aeroporto, sinal de trânsito…
    Em alguns pontos, medo de assalto, pânico

    O primeiro problema do tipo da nova presidente
    Que já foi ministra e nessa cadeira esteve presente
    Portanto, se conhecimento de causa tem sobrando
    Que faça jus a experiência com sistema funcionando

    O atual dono do cargo ainda está em aprendizado
    Questionado, minimizou o problema: estava errado
    Disse ter havido apenas uma “temporária interrupção”
    Edison Lobão, lamento, até seu nome rima com “apagão”

    Sem luz, hospitais pararam de funcionar
    Aeronaves no chão: não puderam decolar
    Até no abastecimento de água interferiu
    Um quinto do território o problema atingiu

    Só que o governo sequer reconheceu a questão
    Ficamos no escuro, porém não perdemos a visão
    Se o sistema é bom, mas tem fragilidades a consertar
    Que se iluminem as mentes de quem possa solucionar

    http://noticiaemverso.com
    twitter: @noticiaemverso



Últimos Comentários