Inep estuda fazer mais de um Enem por ano, diz nova presidente do órgão

malvina-tuttman-inep

A nova presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Malvina Tuttman, defende que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja aplicado mais de uma vez por ano.

Em entrevista à Agência Brasil, Malvina disse que ainda não existe uma decisão a respeito de mais edições do Enem, mas estudos sobre o tema.

“Sempre defendi a multiplicidade de possibilidades que temos que dar aos jovens”, disse Malvina, que era reitora da UniRio.

“O Enem tem que ser um instrumento democrático de acesso à universidade. Quanto mais possibilidades de aplicar for possível, melhor.”

Ela foi nomeada presidente do Inep na segunda-feira, em substituição a Joaquim Soares Neto que, segundo o Ministério da Educação, pediu demissão do cargo após enfrentar uma série de críticas e problemas com o Enem e as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Na entrevista, Malvina disse que o Enem não será a única preocupação do Inep.

“O Enem é um ganho importante para todos aqueles que desejam ingressar numa instituição de ensino superior, ele democratiza de fato esse acesso. Junto com outros instrumentos e apoiado por uma política de acesso e permanência, certamente ele é um avanço importante para o país. Agora, precisa ser acompanhado, é preciso ver quais foram os avanços e também as fragilidades para cada vez aperfeiçoar mais. “

Malvina assumiu o cargo em uma semana tumultuada envolvendo o Enem e o SiSU. Mais de 13 mil estudantes, segundo o MEC, tiveram a redação do Enem anulada por falhas no preenchimento. Alguns estudantes conseguiram entrar com ações na Justiça para terem a prova do Enem revista.

O site do SiSu apresentou problemas de acesso nos primeiros dias, o que levou o MEC a estender o prazo de inscrição até as 23h59 desta quinta-feira (20).

As incrições para o ProUni, o programa de bolsas para universidades particulares, começam nesta sexta-feira (21).

fonte: G1


Tags: , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários



Últimos Comentários