Último balanço da Infraero aponta que 86 voos estão atrasados no país

aeroporto-guarulhos

Dos 2.560 voos domésticos programados para esta quinta-feira (23) nos principais aeroportos do país, 1.024 sofreram atrasos de mais de meia hora (40% do total) e 175 foram cancelados (4,2%), segundo o último balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Às 23h, 86 voos estavam atrasados.

Entre os 218 voos internacionais, 85 atrasaram (39%) e sete foram cancelados (3,2%).

Segundo informações de funcionários do Aeroporto de Congonhas, a movimentação no aerporto está tranquila e não há tumulto por causa de voos atrasados.

Em Cumbica, de acordo com informações da supervisão do aeroporto, o movimento de passageiros está normal.

A paralisação dos aeronautas e aeroviários estava prevista para começar nesta quinta e foi suspensa até, pelo menos, o próximo mês. A decisão foi tomada em assembleia realizada às 5h, na sede do Sindicato Nacional dos Aeronautas, em São Paulo.

A presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, disse que “está aliviada” com a decisão. “Levantei às 5h30 com grande expectativa. Mas no fim aconteceu o que esperávamos: apenas pontos localizados [de paralisação].”

De acordo com os sindicalistas, os trabalhadores estão “atendendo a um pedido da sociedade”. “Os passageiros não serão prejudicados durante as festas. Em janeiro, vamos avaliar se haverá uma paralisação”, afirmou o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Gelson Dagmar Fochesato.

Mas os funcionários também estão seguindo uma decisão judicial. Na noite de quarta, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que 80% do efetivo dos aeronautas e aeroviários continuem em atividade para viabilizar o transporte aéreo em todo o território nacional, no período entre 23 de dezembro e 2 de janeiro. Em caso de descumprimento da ordem, a multa diária seria de R$ 100 mil.

Insatisfeitos com a suspensão da greve, em Brasília, funcinários fizeram uma manifestação, por volta das 8h. O protesto causou lentidão no trânsito das vias de acesso ao aeroporto. O grupo percorreu o saguão do aeroporto, gritando palavras de ordem e pedindo reposição salarial e a “divisão” do lucro das companhias aéreas com os empregados. Em Guarulhos, sindicalistas discutiram com empregados de aéreas no início do dia.

Atrasos
No Rio de Janeiro, no aeroporto Santos Dumont, dos 165 voos previstos até as 22h, 39 atrasaram (23,6%) e 36 foram cancelados (21,8%). No Galeão, dos 116 voos, 62 atrasaram (53,4%) e dois foram cancelados (1,7%).

No aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, dos 211 voos programados, 106 atrasaram (52%) e cinco foram cancelados (2,4%). Em Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, dos 241 voos, 118 atrasaram (49%) e 32 foram cancelados (13,3%).

Em Brasília, dos 200 voos, 96 atrasaram (48%) e dois foram cancelados (1%).

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os passageiros não encontram dificuldades para embarcar.

No aeroporto da Pampulha, dos 34 voos, quatro atrasaram (11,8%) e nenhum foi cancelado. No aeroporto de Confins, dos 136 voos, 47 atrasaram (34,6%) e quatro foram cancelados (2,9%).

Empresas
A Gol e a TAM divulgaram notas informando que estão “empenhadas” em garantir a tranquilidade nos aeroportos durante as festas de fim de ano.

A TAM informou que os “atrasos e poucos cancelamentos registrados até o momento se devem principalmente a problemas meteorológicos em algumas cidades, a manutenções não programadas ou a ajustes na malha”. A empresa cita o fato de que os aeroportos do Rio fechamaram na noite de quarta, devido ao mau tempo.

Ainda de acordo com o balanço da Infraero, até as 14h, 53,9% dos voos domésticos da TAM atrasaram e 30,4% da Gol. Entre os voos internacionais, 50% dos voos da TAM e 30,4% da Gol atrasaram.

Propostas
Gelson Dagmar Fochesato, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, disse que os funcionários das aéreas foram surpreendido pelas decisões judiciais e afirmou que, mesmo sem a greve, é possível haver atrasos em aeroportos porque os aeronautas e aeroviários estão trabalhando acima do limite.

O presidente do Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias (Snea), José Marcio Mollo, disse em entrevista à rádio CBN que a entidade fez nesta madrugada uma proposta de reajuste de 8% aos trabalhadores, elevando a proposta inicial de 6,05% e aguarda uma nova posição dos trabalhadores. Os aeroviários solicitam aumento de 13%.

fonte: G1


Tags: , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários