LCD, LED ou Plasma: qual tecnologia escolher na hora de comprar a sua nova TV Full HD?

tv-led

Estamos no final do ano, e um dos produtos mais cobiçados nas listas de compras natalinas é a televisão. Ver programas, filmes, shows e eventos esportivos em uma TV nova, de tela plana e alta definição, é mais do que um desejo de consumo, mas também um investimento – já que ele (é) será o centro das atenções da sua sala de estar por alguns anos.

Só que na hora de escolher um modelo, algumas pessoas ainda se sentem perdidas com as últimas novidades da tecnologia no setor, não entendendo a real diferença entre LCD, LED e Plasma. Por isso o TechTudo fez um guia para você entender as principais diferenças entre as três tecnologias, e para qual tipo de telespectador elas são mais indicadas.

Antes de mais nada, é fundamental esclarecer a diferença entre as imagens em Full HD e no padrão standard:

Durante anos, canais de TV, produtoras de filmes e eventos ao vivo eram obrigadas a manter suas imagens na resolução padrão 640 x 480 pixels (tudo por causa das ‘antigas’ televisões de tubo). Mas com a chegada das novas tecnologias, como as telas de cristal líquido (LCD), de LEDs e de plasma, os aparelhos passaram a ser capazes de mostrar imagens com pixels menores, criando vídeos com um nível de detalhe muito mais minucioso.

Entendendo essa nova realidade, vamos ao que interessa:

Termos importantes que você precisa conhecer antes de comprar
O crescimento e o desenvolvimento das novas televisões trouxe consigo um novo dicionário de termos e expressões sobre a tecnologia empregada, estabelecendo alguns parâmetros e diferencias entre os produtos que vão além do número de “polegadas” que o televisor tem. Vale a pena você conhecer alguns deles:

Contrast Ratio (relação de contraste): Ë uma escala entre 1:1 e 10.000:1 (exemplo) que ilustra a diferença existente entre o branco mais brilhante e o preto mais escuro das imagens projetadas na tela. Quanto maior o valor, melhor será o contraste.

Refresh Rate (taxa de atualização): Ë a quantidade de quadros por segundo que uma tela pode reproduzir. Sua escala é medida em Hz (exemplo: 60 Hz). Quanto maior a taxa de atualização, melhor é a fluidez dos quadros em cenas de movimentos.

Cabe ressaltar, neste caso, que a fonte da imagem (videogame, Blu-ray ou televisão) também deve ter mais quadros para reproduzir. Não adiantará nada em um videocassete.

Pixel Response Time (tempo de resposta do pixel): É parecido com a taxa de atualização. Neste caso, ele determina o quão rápido um píxel demora, individualmente, para atualizar uma imagens. Ou seja, para mudar sua cor, seja ela do preto para o branco, ou do vermelho para o preto.

A velocidade é medida em milissegundos, e quanto menor o tempo, melhor. Uma boa resposta do pixel deixará a imagem com menos “borrões” na tela, principalmente nas imagens de muito movimento.

CRT: Acrônimo para Cathode Ray Tube (tubo de raios catódicos). São as TVs de tubo tradicionais, quase inexistentes no mercado atual. Usuários mais avançados já abandonaram este modelo, pelas próprias necessidades atuais dos produtos e de suas características.

LCD: Acrônimo para Liquid Crystal Display (tela de cristal líquido). São os modelos de TVs mais comuns do mercado, e muito encontrado em notebooks e netbooks, painéis de aparelhos de micro-ondas e rádio-relógios. Comparado aos televisores de CRT, ele é bem mais econômico em termos de consumo de energia.

Plasma: Utiliza a mesma tecnologia das lâmpadas fluorescentes, mas ajustada para as TVs. As telas de plasma foram consideradas top de linha até a chegada dos modelos de LED.

LED: Acrônimo de Light Emitting Diode (diodo de emissão de luz). Sua tela é composta, basicamente, por um circuito elétrico com várias micro lâmpadas enfileiradas.

Conexões que você precisa conhecer

Cabo Vídeo Composto: O tradicional cabo amarelo, usado para transmissão do sinal de vídeo, muito utilizado nas televisões analógicas. Não é o melhor tipo de conexão para reprodução de conteúdos em alta definição.

Cabo Vídeo Componente: É uma conexão que divide o sinal de vídeo em três sinais, dando uma folga no sinal e, consequentemente, aumentando a qualidade. É um padrão mais adaptado ao sinal de alta definição.

Cabo HDMI: É o padrão mais utilizado para transmissão de sistemas digitais. Por possuir vários conectores internos, o HDMI consegue transmitir as imagens com uma definição bem alta.

DVI: Conexão similar à HDMI, porém mais utilizada em PCs.

As tecnologias e suas principais características
Agora que conhecemos os termos e sabemos o que cada um deles significa, podemos falar especificamente do que cada tecnologia poderá te oferecer, e qual é a melhor escolha para reprodução de imagens em Full HD.

TV LCD: As telas de LCD são capazes de produzir belas imagens, mas contam com um detalhe que pode fazer toda a diferença: Como as telas de LCD não emitem nenhum tipo de luz, ela precisa utilizar recursos eletrônicos para produzir cores brilhantes. O resultado disso acaba sendo o de imagens menos naturais que as vistas nas outras tecnologias.

Um número bem grande de televisores LCD, no mercado, são compatíveis com o novo sinal de TV Digital, mas justamente pela alta definição, algumas imperfeições podem aparecer, principalmente em imagens com muita movimentação de câmeras.

TV LED: As telas LED estão caindo no gosto do consumidor, mas isso não quer dizer que tecnicamente elas são revolucionárias, como muitos segmentos do mercado vendem hoje. As telas de LED de hoje são, basicamente, telas de LCD com diodos de luz na parte traseira da tela.

Elas oferecem mais vantagens na qualidade de imagem e no consumo de energia, porém acabam sendo mais caras, principalmente por ser uma tecnologia mais nova que as anteriores. Comparadas às telas de LCD, possuem um melhor contraste e taxa de atualização, e são muito mais adequadas para reprodução de imagens em Full HD.

TV Plasma: As telas de plasma produzem as melhores imagens que você pode encontrar no mercado.

Normalmente são vendidas em modelos de telas grandes, que oferecem a melhor relação de contraste, exibição de cores, e uma resposta mais rápida das imagens (por causa do tempo de resposta dos pixels, consideravelmente menor que nos modelos de LCD e LED). Em compensação, elas consomem mais energia do que as outras, além de serem muito mais sujeitas a problemas de super-aquecimento.

Sem contar que, dos três modelos, ela é a que geralmente tem os preços mais elevados.

Conclusão
Cada usuário tem a sua necessidade e seu objetivo em particular, e essa preferência deve refletir no momento da compra. Usamos a televisão para assistir filmes, shows, jogar videogames, e até para conectar no computador. Por isso, cabe ao usuário fazer uma pesquisa pessoal sobre quais serão os principais usos da TV.

Os modelos de LCD costumam ser mais baratos e consumir muito menos energia que aos outros, e se você não tiver um olho bem treinado, nem conseguirá perceber muita diferença em relação às outras tecnologias.

Mas se você deseja assistir um filme com ‘aquela’ qualidade, em Blu-ray, ou praticamente se sentir dentro de um estádio de futebol (vale para outros eventos esportivos), certamente as TVs de Plasma são as mais adequadas, por conta da sua taxa de contraste e das cores mais nítidas. O meio termo entre estas tecnologias são as tela LED. No geral, a taxa de atualização costuma ser mais rápida nesses modelos, colocando-as como as mais indicadas para os videogames de última geração.

Uma vez definida a tecnologia, é hora de você conferir o modelo que mais atende as suas expectativas.

O TechTudo possui uma série de reviews com vários modelos e diversas marcas de TVs, e grande parte delas podem ser achadas nas grandes lojas de eletrônicos. Quem sabe você não encontra a sua próxima TV aqui?

Fonte: HowToGeek.com


Tags: , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários