Shell anuncia descoberta no pré-sal da Bacia de Santos

shell-logo

A Shell informou nesta terça-feira (28) à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustívies (ANP) a descoberta de hidrocarbonetos no bloco BM-S-54, no pré-sal na Bacia de Santos, a 200 km da costa do Rio de Janeiro. De acordo com a empresa, há indícios de que haja óleo no local, embora o volume localizado ainda não tenha sido estimado.

“O próximo passo consistirá na realização de uma análise completa dos dados obtidos no poço”, informou a empresa em comunicado.

A Shell adquiriu o direito de explorar o bloco na 7ª Rodada de Licitações da ANP, em 2005, ao pagar R$ 3,217 milhões.

A área tem a empresa anglo-holandesa como única concessionária e a descoberta foi feita em lâmina d’água de 2.011 metros e profundidade total de quase 6 mil metros.

A camada pré-sal é uma imensa reserva de petróleo que começou a ser formada há mais de 100 milhões de anos. O conjunto de rochas do pré-sal está localizado nas porções marinhas do litoral brasileiro, entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, e ES, com 800 km de extensão e 200 km de largura.

O poço descobridor, o 1SHEL23RJS, foi perfurado pela sonda Stena Drill Max.

A informação enviada à agência regulatória é obrigatória sempre que uma companhia encontra indícios de hidrocarboneto, não significa viabilidade comercial e não indica quantidades possíveis de óleo recuperável ou reservas prováveis.

fonte: G1


Tags: , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários