Boko Haram divulga vídeo com meninas sequestradas em 2014

Boko Haram divulga vídeo com meninas sequestradas em 2014

Boko Haram divulga vídeo com meninas sequestradas em 2014

Sequestro gerou comoção internacional e campanha pedindo a libertação das estudantes, envolvendo celebridades e altas autoridades do mundo todo

O grupo islamista nigeriano Boko Haram divulgou neste domingo (14) um vídeo que mostraria algumas das dezenas de meninas sequestradas em Chibok em abril de 2014. O sequestro gerou comoção internacional e uma campanha global pedindo pela libertação das estudantes, envolvendo celebridades e altas autoridades em todo o mundo.

No vídeo divulgado neste domingo, cerca de 50 meninas são vistas usando véus atrás de um militante do Boko Haram que pede a libertação de combatentes do grupo em troca das estudantes.

Das 276 meninas sequestradas pelo Boko Haram em Chibok, acredita-se que 219 ainda estejam em cativeiro. Este é o terceiro vídeo que mostraria as meninas desde sua captura.
Nas imagens, o militante do Boko Haram aparece com uma arma pendurada sobre os ombros, fazendo uma suposta entrevista com uma das garotas, que se identifica como Maida Yakubu e diz ser de Chibok. Ele pede então à menina que faça um apelo ao governo nigeriano para soltar militantes do Boko Haram presos.

“O que eu posso dizer aos nossos pais é que criem coragem”, diz ela na língua local, Kabaku. “Falem com o governo para que nós possamos voltar para casa.”
Outra menina que aparece atrás no vídeo pode ser vista com um bebê no colo. Teme-se que muitas das estudantes possam ter sido abusadas sexualmente e obrigadas a se “casar” com seus sequestradores. O vídeo também mostra uma cena separada com corpos no chão, que o grupo sugere ser de meninas atingidas por bombardeios promovidos pelo governo.

Campanha

O Boko Haram vem promovendo uma campanha violenta de terror no norte da Nigéria com o objetivo declarado de estabelecer um regime islâmico. Uma facção recentemente anunciou lealdade ao grupo conhecido como Estado Islâmico.
Segundo o correspondente da BBC em Lagos, Tomi Oladipo, o objetivo do novo vídeo pode ser reforçar a pressão sobre o governo nigeriano para negociar a libertação das estudantes, além de tentar mostrar que a operação militar contra o grupo é um fracasso.

Oladipo afirma que o Boko Haram sempre alegou que as estudantes estavam a salvo. Apesar de buscar ajuda da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos, o governo nigeriano não conseguiu encontrar as estudantes e por isso foi muito criticado.

Os militares do país insistiam que sabiam onde as reféns estavam e que resgatariam todas. Até chegaram a afirmam que tinham encontrado algumas delas, mas foram obrigados a negar estas alegações.

Este último vídeo divulgado é o primeiro desde que a rede de televisão americana CNN conseguiu imagens em abril que mostrariam 15 das sequestradas.

Fonte: Último Segundo/Mundo/BBC BRASIL


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários