Egito diz que escaneamento das pirâmides vai revelar segredos

Pirâmides serão scaneadas

Pirâmides serão Scaneadas

Egito diz que escaneamento das pirâmides vai revelar segredos

O programa, chamado ScanPyramids, do qual participam cientistas egípcios, franceses, canadenses e japoneses, começou em 25 de outubro e utiliza técnicas não invasivas como análises térmicas com câmeras infra-vermelhas ou cartografia com ajuda de drones.


No último 9 de novembro, o ministro Damati anunciou que a termografia infra-vermelha aplicada à Grande Pirâmide de Gizé havia revelado tais diferenças de temperatura entre diferentes blocos contíguos – de até 6 graus centígrados – que poderiam indicar a presença de câmaras secretas ainda não exploradas.

Esta pirâmide abrigou os restos mortais do faraó Quéops e é a última das sete maravilhas do mundo antigo ainda de pé.

O ministro também prometeu que a pirâmide de Quéops (146 metros de altura), construída há mais de 4.500 anos -antes da invenção da roda – ia revelar um de seus “segredos” antes do final do programa ScanPyramids, previsto para o final de 2016.

Também foram detectadas várias “anomalias térmicas” na parte ocidental da pirâmide vermelha de Dahshur, ao sul do Cairo, e na fachada norte de Quéops, anunciou neste domingo Mathieu Klein, da Universidade Laval, de Québec.

Estas diferenças de temperatura entre blocos vizinhos podem indicar a existência de uma cavidade ou de um corredor, de acordo com os especialistas. “Temos muitos mistérios para resolver nas pirâmides, mas ainda é cedo para saber no que consistem”, disse o ministro al-Damati.

Fonte: G1/Mundo


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários